mr bean

Oi! Me chamo Jurandir Antônio, prazer!

Olá amigos!

Na coluna Escrita Criativa de hoje vamos tratar de um assunto que parece simples, mas que nem sempre é. Vamos falar sobre uma forma simples batizar nossos rebentos!

Não sei se você é pai. Eu sou e amo muito minha pequena. Utilizei sua foto no conto Clara, que você pode ler aqui no site. Quando seu nome foi escolhido, pensamos em algo realmente forte. Eu queria Maria Clara e a mãe queria Ester. Ester ganhou. É um nome forte com um significado mais forte ainda. Ester significa estrela e nosso desejo é que ela tenha um brilho diferente e que esse brilho possa iluminar a outros. Legal não? Podemos pensar assim com nossos personagens? Porque não?

Tudo bem. Você pode me chamar de maluco, de psicótico e até mesmo de psicopata. Eu deixo. Mas pense comigo. Meu tempo de escrita é reduzido. Me divido entre o trabalho, o MBA e minha filha. Quando sento para escrever, tem que ser algo que valha à pena, assim como quando sento para ler algo. Quando escrevo, aquilo tem um significado fantástico para mim e eu não consigo simplesmente não abordar todos os aspectos. Os nomes dos personagens entregam coisas sobre eles e creio que os leitores gostam muito disso.

Vou lhes dar um exemplo: tenho um personagem chamado Solomon. É o meu preferido. Sou fascinado por ele, pois sua construção vem de uma junção de vários personagens que estudei por um tempo, os quais não vou falar aqui, mas na leitura dá para identificar alguns. Seu nome veio do deslumbrado Salomão, filho de Davi. Se você conhece a história de Salomão sabe o quanto ele errou e passou muito longe do que ele poderia ser. Solomon é fantástico, mas com o tempo perde certos princípios que não o tornam mal, mas que o tornam dúbio e um personagem com tons de cinza, nos quais os fins justificam os meios, assim como som Salomão.

Não estou aqui dizendo para você explorar o significado pleno dos nomes ou até mesmo para criar nomes em forma de anagramas, mas sim para que haja uma reflexão quando aos nomes que damos para nossos personagens. Creio que isso seja algo que acrescente muito ao projeto e que os leitores vão adorar explorar isso, transformando sua obra em algo que transcende o papel.

E cá entre nós: É para isso que estamos aqui!

Até a próxima!

Escrever é 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sempre se lembre disso.

“Sempre acredite em sua história. Se você acreditar, os leitores também acreditarão.” (Will Soares)

Contato: mr.willianrj@gmail.com

Facebook: Facebook.com/will.soares.75

Post navigation

2 comments for “Oi! Me chamo Jurandir Antônio, prazer!

  1. 04/10/2015 at 12:26

    Claro meu amigo. Tendo mais sugestões pode mandar!!!
    Abraço

  2. Daniel Oliveira
    04/10/2015 at 10:31

    Obrigado Will por ter atendido o pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *